Dor no corpo e fraqueza: entenda o que pode ser

Dor no corpo e fraqueza: entenda o que pode ser

Entre alguns dos principais sintomas da gripe, estão a dor no corpo e a fraqueza. Apesar de também estarem presentes em outros casos, eles são marcantes nessa doença. Saber reconhecê-los é importante para fazer o tratamento adequado a cada condição de saúde.

Conversar com um profissional da saúde e tomar as melhores medidas para o autocuidado, usando os medicamentos certos, quando necessário, é uma combinação importante para uma recuperação tranquila.

Neste post, vamos abordar os principais sintomas gripais e ensinar você a reconhecer quando a dor no corpo e a fraqueza podem ser sinais de um quadro gripal. Vamos lá!

Pode ser gripe?

Como adiantamos, dor no corpo e a fraqueza podem, sim, fazer parte de um quadro gripal. Isso ocorre devido às características da doença. Por ser viral, domina o organismo de uma só vez, espalhando-se por todo o corpo e causando dor muscular generalizada, comumente acompanhada do cansaço.

No entanto, é sempre importante procurar um médico para fechar o diagnóstico correto, já que a dor no corpo também pode ter outras origens, como um estilo de vida sedentário ou, até mesmo, outras doenças, como a dengue.

Quais são os outros sintomas da gripe?

Para que uma pessoa seja diagnosticada com gripe, o médico avalia um conjunto de sintomas. Os que acompanham a dor no corpo e a fraqueza costumam ser:

  • congestão nasal;

  • dor de cabeça;

  • dor de garganta;

  • febre entre 37ºC e 40ºC;

  • indisposição;

  • nariz escorrendo.

Esses sintomas podem variar de intensidade, dependendo da idade e da imunidade de cada um. A maior variação ocorre nos adultos e idosos, pois crianças costumam ter febre alta, distúrbios gastrointestinais e obstrução das vias aéreas

Como definir o melhor tratamento para a gripe?

O profissional mais adequado para definir os tratamentos para quadros gripais é, sem dúvida, o médico. Entretanto, existem alternativas eficientes para o alívio dos sintomas da gripe, que podem ser usadas no dia a dia.

Uma opção é tomar comprimidos que atuam no desconforto, promovendo alívio para dias e noites de sono mais tranquilas. Também é importante manter o corpo hidratado e descansado.² Portanto, aposte na ingestão de água, sucos naturais, sopas e, sempre que possível, faça repouso.

Quando estiver gripado, também pense nas pessoas que te cercam. Cubra a boca e o nariz com um lenço ou o braço se for tossir ou espirrar, procure não ir a locais com aglomeração de pessoas, mantenha os ambientes ventilados e não compartilhe objetos de uso pessoal.

A higiene também é um ponto importante para se prevenir e evitar que o vírus continue se espalhando. Portanto, mantenha o hábito de lavar as mãos ou ter álcool gel por perto.

Esperamos que as informações abordadas aqui tenham sido úteis para você identificar o quanto a dor no corpo e a fraqueza realmente são indícios de gripe. Com essas dicas em mente, é muito mais fácil praticar o autocuidado.

Informações sobre saúde precisam ser divididas, concorda? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais e permita que seus amigos também saiba o que fazer durante o quadro gripal!

 

¹ Secretaria da Saúde do Estado do Paraná

² Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina