Nariz escorrendo: o que pode ser e o que fazer para evitar?
Quem nunca se deparou com o nariz escorrendo? Bastante comum, esse sintoma pode se tornar um verdadeiro incômodo, ainda mais quando dura por muito tempo. Geralmente, é um efeito característico de gripes e resfriados e, em alguns casos, também pode ser sinal de uma alergia inflamatória.
Seja qual for a causa, é fato: esse cenário é bem desagradável e, muitas vezes, até limita as atividades ao longo do dia. A boa notícia é que existem formas de combater e se prevenir do problema.
Para deixar você por dentro do assunto, vamos dividir aqui quais são essas soluções e como colocá-las em prática. É só acompanhar o post e anotar as dicas!
O que pode ocasionar nariz escorrendo?
Primeiro, é importante entender quais são os fatores que fazem o nariz escorrer, criando uma sensação incômoda e, inclusive, comprometendo a respiração. Vamos lá: também conhecido como "coriza", o problema é causado por uma inflamação ou irritação presente no tecido nasal.
Quando isso acontece, automaticamente o sistema imunológico é acionado e, a partir disso, começa a reagir. O resultado? Não poderia ser outro: o organismo passa a produzir mais e mais muco a fim de eliminar os agentes nocivos.
Existem ainda alguns quadros específicos nos quais o nariz entupido e escorrendo se destacam como sintomas. São eles:
gripes;
resfriados;
sinusite;
alergias diversas.
Fora isso, há aquelas situações esporádicas, em que outros fatores acabam influenciando a produção de coriza. Normalmente, isso pode acontecer após a ingestão de alimentos apimentados, o uso de alguns medicamentos ou até em decorrência do tabagismo.
O que fazer para o nariz parar de escorrer?
Ninguém gosta de ficar com o nariz escorrendo, não é mesmo? Além de ser um grande incômodo, esse sintoma prejudica diversas atividades — ainda mais quando precisamos trabalhar. Já na hora de relaxar, o sono pode ser comprometido, levando o indivíduo a respirar pela boca.
Diante disso e agora que você já sabe o que é coriza, basta seguir as duas importantes recomendações a seguir, que ajudarão você a ter mais tranquilidade para lidar com esse problema. Veja só!
Hidrate-se
A melhor maneira de combater o nariz escorrendo é manter o corpo hidratado. Ao beber muito líquido e, consequentemente, hidratar as vias respiratórias, é possível fazer com que o muco da coriza seja diluído, agilizando assim a sua eliminação pelo corpo.
Caso sinta a necessidade, ainda há a possibilidade de utilizar o soro fisiológico para limpar as cavidades nasais e promover uma respiração melhor.
Acompanhe a situação
Mesmo seguindo as dicas anteriores, pode ser que o quadro demore um pouco para melhorar. Para que o bem-estar seja mantido, é importante, então, monitorar o andamento.
E caso o nariz continue escorrendo, contar com o suporte de antialérgicos pode ajudar a reduzir o mal-estar.
Há também remédios próprios para tratar os sintomas do resfriado, que auxiliam na redução tanto da congestão nasal quanto da coriza e outros efeitos desagradáveis, como dor no corpo e febre.
E então, com essas recomendações você conseguiu entender melhor o que causa o nariz escorrendo e como se cuidar? Esperamos que sim! Aplicando essas dicas simples, você melhora o seu dia a dia.
Para continuar se atualizando sobre o tema, aproveite e confira os medicamentos mais indicados no tratamento da gripe. A leitura é rápida e valerá a pena.