Em quais situações o remédio para sintomas da gripe é mais indicado?
Gripe é uma situação bem chata mesmo, não é mesmo? Aquela dor no corpo todo, uma grande indisposição, coriza, congestão nasal... Isso quando não vem acompanhada de febre ou de uma moleza típica que impacta bastante a rotina, atrapalhando desde as coisas mais simples até as atividades no trabalho. Em momentos assim, o remédio para sintomas da gripe pode ser uma indicação para ajudar.
E quando a gripe vem chegando, você já logo sabe: ela vai passar alguns dias por aí e essa não vai ser uma companhia agradável. Logo, é melhor se preparar para enfrentar os sintomas e conseguir se manter em pé, preservando a rotina mesmo gripado.
Como comentamos, a pessoa pode usar medicações para conseguir manter o bem-estar em alguns casos de tratamento dos sintomas da gripe. Mas saiba que existem diferentes tipos de soluções, algumas sem necessidade de orientação médica e outras que demandam o acompanhamento profissional. E é importante entender quando é necessário fazer uso de medicações e como procurar ajuda.
Quer saber como fazer isso com tranquilidade? Neste conteúdo completo, vamos te mostrar em quais situações o remédio para sintomas da gripe pode ser indicado. Boa leitura!
Quando houver congestão nasal e coriza
Aquela sensação de nariz entupido ou escorrendo o tempo todo não é nada agradável, não é mesmo? Isso pode ser aliviado com o uso de alguma medicação antialérgica ou descongestionante.
Se você estiver com tosse alérgica, muitos espirros ou simplesmente uma produção excessiva de coriza, pode recorrer a um antialérgico para combater esses sintomas. No entanto, é válido lembrar que, assim como a maioria dos medicamentos, o uso é mais seguro quando recomendado por um profissional da saúde.
Quando estiver com febre
A febre é um sistema de defesa do seu corpo e, até certo ponto, ela pode ser benéfica para expulsar microrganismos invasores, como os vírus e as bactérias. Mas fique atento: é muito importante que você acompanhe as variações bem de perto.
Medindo a temperatura corporal de tempos em tempos, você terá uma ideia mais clara sobre se o seu organismo está conseguindo controlar o ambiente interno e se manter estável. Caso a febre esteja muito alta, uma alternativa pode ser recorrer a um antitérmico.
Assim como no caso anterior, em que falamos das medicações antialérgicas e descongestionantes, o lembrete de usar a medicação com base em orientação de um profissional da saúde pode garantir mais segurança durante o tratamento.
Quando a tosse aparecer
A tosse é outro dos sintomas da gripe que incomodam bastante. Ela pode ser seca e alérgica e também acompanhada de muco. Em ambos os casos, é um desconforto que tende a acabar machucando as suas vias aéreas, devido ao esforço repetitivo. Por isso, contar com o auxílio de medicamentos para amenizar os efeitos pode ser uma das soluções ao longo do período de recuperação.
No primeiro caso, um antitussígeno deverá ajudar, já que é específico para tosse seca. Já no segundo, pode ser importante buscar um expectorante, que vai acelerar o processo de liberação de secreção, ajudando a expelir o material o quanto antes.
Se os sintomas persistirem, o caminho certo é você notificar o profissional que faz o seu acompanhamento, para que ele investigue a situação mais detalhadamente. Como mencionado, a tosse repetitiva pode vir a causar outras complicações ao seu organismo — assim, é importante acompanhá-la enquanto estiver com gripe.
Quando você sentir moleza e dor no corpo
A moleza e dor no corpo são sintomas presentes em qualquer gripe, não é verdade? Por isso, na maioria dos casos, são os primeiros que as pessoas procuram combater. Afinal, ninguém merece ficar dolorido durante o processo da gripe e resfriado.
Nesses casos, analgésicos podem ajudar atuando justamente no desconforto físico generalizado, muitas vezes difícil de ser identificado como um sintoma só. Afastando a dor, boa parte do seu mal-estar também vai embora.
É importante lembrar que, como o uso de medicamentos sem as orientações adequadas pode prejudicar o organismo, é sempre importante verificar a necessidade ou não de prescrição, ok?
Além de tudo isso, é importante ter em mente que, durante uma gripe, o seu corpo está sobrecarregado. Por esse motivo, você também precisa tomar alguns cuidados até passar o mal-estar. Veja esta lista de pequenas ações que podem ajudar no restabelecimento da saúde:
evitar o contato com outras pessoas, para diminuir a possibilidade de contágio;
não compartilhar seus objetos pessoais;
repousar e não ficar se expondo a novas bactérias e vírus;
hidratar-se com frequência;
preferir alimentos de fácil digestão e que sejam nutritivos, como sopas e canjas, frutas e chás;
observar os sintomas e recorrer ao seu médico sempre que necessário.
Para finalizar este conteúdo, queremos dar um destaque para este lembrete: é importante não fazer automedicação. Todas as nossas dicas foram algumas indicações que podem ajudar você nesses dias tão incômodos de gripe e resfriado, mas a nossa principal orientação é que você procure um médico para entender a intensidade dos seus sintomas e qual é a melhor forma de aliviá-los.
Cada caso é um caso e os organismo manifestam reações de modos bastante diversos. É por isso que não podemos afirmar qual é o melhor tratamento para o seu quadro específico. Se você tiver complicações, por exemplo, é muito importante que o seu médico esteja a par dos acontecimentos — é o caminho seguro para que o profissional recomende o melhor tratamento, com as orientações certas para o seu perfil.
No mais, você pode usar todas as dicas que acabamos de listar para solicitar o medicamento que você julga ser necessário diretamente para o profissional que fará o seu acompanhamento. Dessa maneira, ele mesmo avaliará se é a estratégia certa a ser adotada e fará a prescrição adequada de um remédio para sintomas da gripe, se necessário, combinado?
E agora que você entendeu quando é o caso de usar uma medicação, que tal conhecer todos os benefícios da linha de Naldecon?