diferenca entre dor de cabeca, enxaqueca, gripe

      Entenda a diferença entre dor de cabeça, enxaqueca e gripe

      08 out 2021

      Dor de cabeça é um problema incômodo e sobre o qual as pessoas reclamam bastante. Porém, nem sempre elas sabem identificar a diferença entre dor de cabeça, enxaqueca e gripe, por exemplo. Por isso, neste post, você vai descobrir como reconhecer o que está sentindo e entender como manter uma rotina produtiva e saudável.

      Para começar, alguns desses casos são considerados sintomas, como é o caso da dor de cabeça. Já a enxaqueca e a gripe são doenças. E é justamente para sanar essa e outras dúvidas que preparamos este conteúdo.

      Dor de cabeça

      A dor de cabeça ou cefaleia é uma condição considerada incapacitante e acomete pessoas do mundo inteiro. Ela atrapalha o desempenho e a realização das atividades diárias, provocando a perda de horas de trabalho e de descanso.

      Causas

      A dor de cabeça é considerada um sintoma e pode ser decorrente de uma série de fatores, estando ou não atrelada a alguma doença. Uma pessoa que fica exposta durante longas horas às telas (celular, computador, televisão etc.) pode frequentemente sentir esse tipo de dor, mas não estar doente. Por outro lado, o sintoma pode vir de uma enxaqueca ou ser ocasionado por gripe ou resfriado, por exemplo.

      Além disso, a dor de cabeça também faz parte dos sintomas percebidos por quem está infectado pelo novo coronavírus1. Portanto, vale a pena reforçar os cuidados e a atenção aos sinais e desconfortos que acompanham a dor.

      Ela ainda pode estar associada a viroses, sinusite e inflamações na garganta. Por isso, é preciso acompanhar os outros sintomas percebidos para conseguir identificar a causa do problema.

      Tratamento

      Para selecionar a melhor forma de tratar a dor de cabeça, o primeiro passo é entender qual é a decorrência do sintoma. O que está por trás dele, afinal?

      Se você tem uma rotina exaustiva, se esteve exposto a muito barulho ou luzes, se consumiu bebidas alcoólicas em excesso ou dormiu pouco, provavelmente, esse é um problema mais simples de resolver. Assim, descansar é uma recomendação importante.

      No entanto, a dor pode estar associada a algum outro quadro, como enxaqueca ou gripe, por exemplo. 

      Apesar disso, uma mudança consistente nos seus hábitos também pode ajudar. Uma pessoa que mantém uma rotina equilibrada e sem estresse excessivo pode ter sucesso na prevenção das dores de cabeça.

      Enxaqueca

      A enxaqueca é uma doença neurológica e é bem mais persistente do que a dor de cabeça. Ela é comumente associada a uma dor um pouco mais forte e mais incapacitante em relação às atividades rotineiras.

      Entre os seus principais sintomas, estão a dor latejante, frequentemente, de apenas um dos lados da cabeça. Além disso, muitas pessoas sofrem com náuseas e vômitos, aversão ao barulho, à claridade e a qualquer esforço físico. Podem ser experimentadas oscilações no humor, tensões musculares nos ombros e pescoço, sensibilidade no couro cabeludo, inchaço na região dos olhos e outros desconfortos.

      Causas

      As crises de enxaqueca podem ser desencadeadas por gatilhos bastante específicos, mas, normalmente, decorrem de problemas recorrentes, como:

      • alterações hormonais;
      • desregulação dos horários de refeição;
      • excesso de cafeína ou açúcar;
      • muita atividade física;
      • intolerâncias alimentares;
      • tabagismo;
      • predisposição genética2.

      É muito importante monitorar sua rotina e entender o que provoca esse tipo de crise. Como cada organismo funciona de um jeito, talvez você precise identificar qual é o comportamento que, no seu dia a dia, acaba resultando em crises de enxaqueca.

      Tratamento

      A primeira etapa de um tratamento contra a enxaqueca diz respeito a evitar os fatores causadores das crises. Isso significa que, se você tem uma rotina estressante, dorme pouco, fica longas horas sem comer, consome álcool frequentemente ou abusa de café ou chocolate, por exemplo, precisará rever seus hábitos.

      Ter uma vida saudável é, sobretudo, adotar rotinas equilibradas. Sendo assim, cuide da sua alimentação, pratique exercícios físicos regulares e priorize um sono de qualidade. Essa combinação já é capaz de reduzir consideravelmente a incidência das crises.

      Caso os episódios de dor persistam, mesmo sendo evitados os fatores que causam as crises, o uso de analgésicos pode ser uma opção para o alívio da dor aguda.

      Recado importante

      Como você viu, o tratamento da enxaqueca envolve muitas variáveis. Então, é essencial ter em mente que as pessoas capazes de identificar e recomendar um tratamento adequado são os profissionais de saúde. Sempre que houver a persistência de algum dos problemas sobre os quais falamos até aqui, procure atenção médica, combinado?

      Gripe

      A gripe é uma doença das vias aéreas causada pelo vírus influenza. Dentre os principais sintomas da gripe, está a dor de cabeça, que pode variar de intensidade de acordo com o quadro. Como a gripe é uma infecção respiratória bastante comum, mas ainda gera muitas dúvidas, preparamos um conteúdo completo sobre sintomas, causas e tratamento para te ajudar: conheça o Guia Completo da da Gripe de A a Z.

      Conclusão

      Neste conteúdo, você aprendeu que a dor de cabeça é um sinal emitido pelo corpo para que redobre a atenção sobre os seus hábitos. Por isso, vale ter atenção ao alerta e observar o que pode estar prejudicando o seu organismo e quais são as medidas que você pode adotar na sua rotina para ter uma vida mais tranquila, leve e saudável.

      E agora que você já sabe a diferença entre dor de cabeça, enxaqueca e gripe, que tal ajudar outras pessoas a terem esse conhecimento também? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

       

      Referências:

      1 Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

      2 Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar