Nariz entupido? Saiba o que fazer

A congestão nasal é um sintoma bastante incômodo de gripes, resfriados, e outros problemas que causem inflamação dos vasos sanguíneos das narinas.

Muita gente acredita que o nariz entupido é causado pelo excesso de muco nas vias respiratórias, mas na verdade ele ocorre devido a um edema (inchaço) das paredes da mucosa nasal, o que dificulta a passagem do ar pelas narinas. A congestão nasal pode, inclusive, aparecer sem que haja muco.

Em adultos e crianças, o nariz entupido causa um grande desconforto, já que torna a respiração forçada, mas, sozinho, o sintoma não representa grandes riscos.

Causas da congestão nasal

O desconforto trazido pelo nariz entupido pode ser aliviado com algumas medidas relativamente simples. O primeiro passo é descobrir o que está causando o problema, pois a causa é o que deve ser combatida primeiro, já que a congestão nasal tende a se manter enquanto houver exposição ao que causa a irritação nas vias aéreas superiores.

Em casos de gripes e resfriados, como a causa é viral, é necessário tomar os devidos cuidados para evitar piora da doença e aguardar que os sintomas regridam espontaneamente.

 

Como aliviar o nariz entupido

A lavagem frequente da cavidade nasal com soro fisiológico ou solução salina é uma ótima medida para aliviar a congestão nasal. Faça isso pelo menos três vezes por dia. Utilizar nebulizadores com soro também é eficaz.

Evite assoar o nariz demasiadamente. Embora fazer isso alivie a congestão nasal em curto prazo, quando acontece muitas vezes a mucosa nasal fica ainda mais irritada, piorando o problema. O ideal é utilizar os lenços apenas quando o nariz estiver escorrendo.

Umidificar o ar é outra medida que faz diferença para o alívio do nariz entupido. Utilize aparelhos umidificadores de ar ou tome um banho bem quente e demorado para aspirar o vapor do chuveiro. Outra dica eficaz é aquecer água, colocar numa bacia e aspirar o vapor com uma toalha na cabeça, formando uma espécie de cabana, o que concentra a água evaporada próxima ao nariz.

Enquanto apresentar congestão nasal, evite permanecer por longos períodos em ambientes com ar-condicionado, pois o aparelho deixa o ar muito seco, irritando ainda mais a mucosa nasal. E quando for dormir, utilize um travesseiro para deixar a cabeça mais alta, facilitando a respiração.

Medicamentos para nariz entupido

Os descongestionantes nasais podem ser utilizados quando o incômodo do nariz entupido está muito intenso. Mas é importante saber que esses remédios não devem ser utilizados por mais de três dias seguidos, pois costumam causar um efeito rebote.  

Caso você apresente nariz entupido por mais de uma semana e/ou com muita frequência, procure um médico. Essa medida é importante para que haja uma avaliação das causas que estão provocando a sua congestão nasal e o tratamento mais adequado seja indicado.