Medicamentos que tratam os sintomas da gripe curam a gripe?

Não. Por ser causada por um vírus, a gripe não pode ser ativamente combatida por meio de medicamentos. Por isso, pessoas gripadas devem adotar alguns cuidados importantes com a saúde durante o período da manifestação da doença, para que ela cesse o mais rapidamente possível.

O tempo de manifestação da gripe varia de três a sete dias. E, durante esse período, os medicamentos que tratam os sintomas da gripe são úteis para combater os principais sintomas da doença: dor, febre e congestão nasal. 

Para que serve o paracetamol?

O paracetamol é uma substância bastante utilizada em medicamentos que tratam os sintomas da gripe. Tem propriedades analgésicas e antipiréticas, ou seja, combate a dor de garganta e dor no corpo e a febre, normalmente presentes em quadros de gripe. 

Alívio da congestão nasal

O cloridrato de fenilefrina é outro fármaco bastante presente nos medicamentos que tratam os sintomas da gripe. A substância é vasoconstrictora e, por isso, ajuda a aliviar a congestão nasal.

Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos, como o maleato de carbinoxamina, também fazem parte das fórmulas de outros medicamentos indicados no tratamento dos sintomas da gripe disponíveis no mercado. 

Por poderem causar sonolência, os anti-histamínicos são mais indicados para o uso noturno, quando ajudam a aliviar a tosse e coriza. Durante o dia, é mais indicado utilizar um medicamento que trata os sintomas da gripe que não contenha essa substância.

Contraindicações dos medicamentos que tratam os sintomas da gripe

Os medicamentos que tratam os sintomas da gripe são considerados excelentes. No entanto, é sempre importante ler atentamente a bula de qualquer medicamento e seguir corretamente as orientações de dosagem.

Idosos e crianças só devem tomar qualquer medicamento com orientação médica. O mesmo vale para mulheres grávidas, que não devem fazer uso de medicamentos que tratam os sintomas da gripe antes dos três meses de gestação e nos demais meses devem utilizar apenas medicamentos indicados por prescrição médica.

Portadores de doenças crônicas e pessoas que fazem uso regular de medicamentos também devem consultar um médico antes de tomar qualquer medicação.