Medicamentos para o tratamento dos sintomas da gripe

Por ser transmitida por vírus, a gripe não pode ser combatida exclusivamente com remédios. A doença tem um tempo de manifestação de cerca de uma semana e, durante esse período, é importante adotar alguns cuidados. Porém, os medicamentos para tratamento sintomático da gripe ajudam a diminuir a febre, as dores e a coriza que chegam com a doença e, por isso, podem fazer parte do tratamento.

Como os medicamentos que tratam os sintomas da gripe podem te ajudar

Os medicamentos que tratam os sintomas da gripe servem para conferir maior conforto ao paciente durante gripes e resfriados. O cloridrato de fenilefrina é um fármaco frequentemente utilizado em fórmulas de medicamentos para gripe, pois é uma substância vasoconstrictora que age aliviando a congestão nasal e a coriza.

Anti-histamínicos, como o maleato de carbinoxamina, também estão presentes nos  medicamentos que tratam os sintomas da gripe e ajudam a aliviar a tosse e a coriza. Mas vale prestar atenção, pois a substância pode causar sonolência! Portanto, medicamentos para gripe com anti-histamínicos são mais indicados para a noite quando, inclusive, ajudam a proporcionar um sono com maior qualidade para o doente.

Cuidados ao ingerir o medicamento para gripe

Antes de ingerir o medicamento que trata os sintomas da gripe é importante ter alguns cuidados na hora de tomá-lo. O primeiro deles é ler atentamente a bula. Verifique se você não é alérgico a nenhum componente da fórmula e tome a dosagem exata sugerida pelo fabricante e/ou pelo médico.

Idosos e crianças não devem tomar nenhum medicamento sem indicação médica. Mulheres grávidas também devem buscar orientação médica antes de utilizarem qualquer medicamento.

Com os devidos cuidados e uso dos medicamentos que tratam os sintomas da gripe, a melhora deve aparecer em até três dias. Porém, ao persistirem os sintomas, procure um médico.