Como curar a gripe em 5 passos

A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza que apresenta sintomas como febre alta, coriza, congestão nasal, dores musculares e dor de cabeça. Em alguns casos, também podem aparecer tosse seca e dor de garganta. Você sabe como curar gripe? Siga os passos abaixo e recupere-se com mais rapidez!

Passo 1: Repouse

Em primeiro lugar, é importante ter consciência de que a gripe é uma doença que demanda repouso. Enquanto estiver gripado, evite ao máximo fazer esforço físico e permaneça deitado ou sentado pela maior parte do tempo.

Deite-se com a cabeça um pouco mais elevada que o corpo, para facilitar a respiração. E evite utilizar ar-condicionado, pois o aparelho resseca o ar, causando piora da coriza e do nariz entupido.

Passo 2: Mantenha-se agasalhado

A gripe é mais comum durante o inverno.  Além disso, a doença provoca febres muito altas, sempre acima dos 38°C, causando uma intensa sensação de frio. Por isso, procure proteger o corpo muito bem, utilizando agasalhos, mantas e cobertores. Isso vai deixá-lo muito mais confortável durante a crise, além de ajudar na recuperação. 

Passo 3: Beba muita água

Para se recuperar o mais rápido possível da gripe, você deve manter o organismo bem hidratado. Beba ao menos 2 litros de água e/ou chá natural diariamente. Essa medida ajuda a eliminar o muco das vias respiratórias.

Para auxiliar na hidratação das vias aéreas superiores e trazer maior conforto, utilize aparelhos umidificadores de ar, principalmente na hora de dormir. Um banho bem quente também ajuda.

Passo 4: Alimente-se muito bem

É normal perder o apetite durante a gripe. Mas para conseguir se recuperar rapidamente, a boa nutrição do organismo é fundamental. Adote uma dieta balanceada, com ingestão de muitas frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, carnes magras e derivados do leite.

Frutas ricas em vitamina C, como laranja, goiaba e acerola, são ótimas para serem consumidas durante a gripe, pois ajudam a fortalecer a imunidade. Mas atenção: você deve consumir essas frutas in natura ou como sucos naturais feitos na hora, para evitar a perda de nutrientes.

Sopas e caldos de legumes e canja de galinha também são alimentos ideais para os dias de gripe. Além de nutritivos, são leves e ajudam a aquecer as vias respiratórias, aliviando a congestão nasal.

Passo 5: Utilize medicamentos antigripais

A febre alta faz parte do quadro da gripe. Para baixá-la, você pode utilizar medicamentos antigripais à base de paracetamol que você já tenha tomado anteriormente. Esses medicamentos também ajudam a melhorar as dores e a indisposição.

Seguindo todos esses cuidados, os sintomas da gripe devem começar a regredir em até três dias. Caso isso não aconteça, procure um médico.